Vidroporto

28 anos no mercado de embalagens de vidro

Fundada em 01/10/1977, a Vidroporto, inicialmente denominada Vidroporto Indústria e Comércio de Vidros Ltda., foi um projeto audacioso de 09 empreendedores nascidos ou vinculados à cidade de Porto Ferreira, no interior de São Paulo.

O objetivo era a implantação de uma fábrica de embalagens de vidro, semi-automática, mas, graças a uma excelente visão de mercado e, principalmente à coragem, ousadia e determinação dos partícipes societários, foi instalada uma fábrica totalmente automatizada.

Assim, a Vidroporto, após mais ou menos 4 anos de fundação, iniciava em abril de 1981 suas atividades, cuja capacidade inicial atingia 30 mil garrafas/dia.

Em dezembro do mesmo ano, foi instalada mais uma máquina, já em gota dupla, pela qual duas garrafas passaram a ser feitas de uma só vez, tendo a produção total triplicada.

Porém, as mudanças não parariam por aí! Em 30/04/1985, a Vidroporto Ltda. foi transformada em Vidroporto S.A., contendo nesta data um grupo de 11 acionistas.

Ainda no ano de 1985, em setembro, foi inaugurado o segundo forno.

Em julho de 1986, o Forno I foi desativado para manutenção, sendo aproveitada esta pausa para refazê-lo totalmente, com material refratário importado. Ao retomar o funcionamento, sua produção foi substancialmente aumentada.

No ano seguinte, foi a vez de reformar o Forno II. E assim as reformas foram acontecendo em intervalos maiores, devido a utilização dos refratários importados que prolonga a vida útil do forno.

Com o passar dos anos, infelizmente alguns fundadores vieram a falecer, o que gerou, em 2003, uma grande reestruturação na Vidroporto, deixando de ser uma empresa familiar e partindo para a profissionalização, com a contratação de dirigentes que não pertenciam ao quadro acionário da empresa.

No mesmo ano, os esforços foram canalizados para a reforma do Forno II, que mesmo tendo passado por uma reforma recente, desta vez foi projetado para que se construísse um forno bem mais moderno, com nova tecnologia, o que permitiu a entrada no mercado de cervejas, atendendo as grandes cervejarias com a homologação da garrafa 635 no ano de 2005, gerando assim uma maior participação no mercado.

Cabe ressaltar que a Vidroporto sempre empregou acima de 200 funcionários, colaborando na comunidade com empregos diretos e indiretos e que investe em treinamentos de aperfeiçoamento para estar sempre preparada para novos desafios.


histórico
 
   
A utilização de garrafas de vidro para armazenar vinho só começou no século XVII.

  Copyright © 2006 Vidroporto S.A midiadesigners  
Voltar para a página inicial